EM GERAL O QUE É NECESSÁRIO PARA DESPERTAR UM HOMEM ADORMECIDO?

Por          Gurdjieff

Em geral o que é necessário para despertar um homem adormecido?

Um bom choque. Mas, quando um homem está profundamente adormecido,  um choque só não basta. É preciso um longo período de choques incessantes. Por conseguinte, é necessário haver alguém para administrar esses choques. Já disse que o homem desejoso de despertar deve empregar um auxiliar que se encarregue de sacudi-lo durante O  DESPERTAR

muito tempo. Mas quem  pode  ele empregar, se todo o mundo dorme? Emprega alguém para despertá-lo, mas este também adormece. Qual pode ser a sua utilidade?

Há também a possibilidade de despertar por meios mecânicos. Pode-se utilizar um despertador. Infelizmente as pessoas se habituam depressa demais a qualquer despertador.  Assim, o homem deve rodear-se de despertadores que o impedem de dormir. E ainda surgem dificuldades. Há que dar corda nos despertadores; para dar-lhes corda, é indispensável lembrar-se disso, é necessário despertar-se muitas vezes. Mas o pior é que um homem se habitua a todos os despertadores.

Portanto, para despertar-se, é necessária toda uma conjugação de esforços. É indispensável haver alguém para despertar quem dorme; é indispensável haver alguém para vigiar aquele que vai dormir.

Mas, para ter êxito nesse empreendimento e obter resultados, certo número de pessoas deve  trabalhar junto. Um homem só não pode fazer nada.

Antes de mais nada, necessita de ajuda. Mas um homem só não poderia contar com uma ajuda. Os que são capazes de ajudar têm em muito alto preço seu tempo. E naturalmente, preferem ajudar, digamos, vinte ou trinta pessoas desejosas de despertar, em vez de uma só.

Se algumas pessoas decidirem juntas lutar contra o sono, despertar-se-ão mutuamente. Acontecerá frequentemente que umas vinte dormirão, mas a vigésima primeira se despertará  e despertará as outras. Todos juntos podem ser de grande auxílio uns para os outros e, sem esse auxílio mútuo, nenhum deles pode chegar a nada.

Portanto, um homem que quer despertar deve procurar outras pessoas que também queiram despertar, a fim de trabalhar com elas. Esse grupo deve possuir um chefe. Sem essas duas condições, o trabalho não pode dar os resultados esperados e todos os esforços serão em vão.

O trabalho deve ser organizado e só pode ser um homem que conheça seus problemas e suas metas, que conheça seus métodos e tenha ele próprio passado, a seu tempo, por um trabalho organizado.

O trabalho começa habitualmente num pequeno grupo. Esse grupo esta geralmente em relação com toda uma série de grupos análogos de níveis diferentes, que, em conjunto, constituem o que se pode chamar uma escola preparatória.

O primeiro traço característico dos grupos, seu traço mais essencial é que não são constituídos de acordo com o desejo e as preferências de seus membros. Os grupos são constituídos pelo mestre.

Nenhum trabalho em grupo é possível sem um mestre. E o trabalho em grupo sob um mau mestre só pode produzir resultados negativos. O segundo traço fundamental em grupo é compreender a meta que estão buscando alcançar.

Portanto, a primeira meta de um homem que começa o estudo de si deve ser reunir-se a um grupo. Um dos traços típicos da natureza humana é que o homem vê sempre mais dificuldade dos defeitos dos outros que os próprios. Ao mesmo tempo, no caminho do estudo de si, o homem aprende que ele próprio tem todos os defeitos que encontra nos outros. Ora, há muitas coisas que não vê em si mesmo, enquanto nos outros começa vê-las. Entretanto, como acabo de dizer, ele sabe agora que estes traços são os seus. Assim, os outros membros do grupo lhe servem de espelhos em que se vê. Mas é claro que, para ver-se a si mesmo nas falhas de seus companheiros e não simplesmente ver as falhas deles, deve manter-se alerta sem trégua e ser muito sincero consigo mesmo.

Deve lembra-se de que não é um; que uma parte dele mesmo é o homem que quer despertar e que a outra não tem o menor desejo de despertar e deverá despertar à força.

Um grupo é, comumente, um pacto feito entre EUS de certo número de pessoas para travarem a luta contra os EGOS, isto é, contra suas falsas personalidades.

 Tomemos PETROFF. Ele é formado de duas partes – EU e PETROFF.

Mas EU não tem força diante de PETROFF. PETROFF  é o amo. Suponhamos que haja vinte pessoas. Vinte EUS começam, então, a lutar contra um só PETROFF.

Podem agora revelar-se mais fortes que ele. Em todo caso, podem perturbar seu sono, impedi-lo de dormir tão tranqüilamente quanto antes. E assim atinge-se a meta.

Além disso, no trabalho do estudo de si, cada um começa a acumular todo o material que resulta das suas observações de si mesmo. Vinte pessoas terão vinte vezes mais material. E cada qual estará apta a empregar a totalidade desse material, porque o intercâmbio das observações é uma das metas da existência dos grupos.

 As condições gerais, estabelecidas no início do trabalho, são habitualmente desta espécie: explica-se primeiro a todos os membros do grupo que devem manter em segredo tudo o que ouvem ou aprendem do grupo que devem manter em segredo tudo o que ouvem ou aprendem do grupo. Exige-se ainda dos membros de cada grupo que digam a seu mestre toda a verdade.

Este é também um ponto que se deve compreender bem.

As pessoas não se dão conta do lugar imenso que ocupa a mentira em suas vidas, ou pelo menos, a supressão da verdade. Todas são incapazes de ser sinceras, tanto para consigo mesmas como para o grupo.

O que se pede, em seguida, aos membros de um grupo, é que se lembrem da razão pela qual vieram para o grupo.

Além dessas exigências fundamentais, presume-se, naturalmente, que os membros de cada grupo devam trabalhar. Se se contentarem em freqüentar o grupo e não trabalhar, mas apenas imaginar que trabalham ou se considerarem trabalho a simples presença no grupo, então sua presença no grupo torna-se completamente inútil.

  beijos despertos em seu coração….Fran

Anúncios
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para EM GERAL O QUE É NECESSÁRIO PARA DESPERTAR UM HOMEM ADORMECIDO?

  1. Unknown disse:

    EM GERAL O QUE É NECESSÁRIO PARA DESPERTAR UM HOMEM ADORMECIDO?Estando eu nesta dificil situação de "homem adormecido"… será que queres (e/ou podes) tentar ajudar-me? Revejo-me completamente neste texto… quer a nivel sentitemtal,  a nível pessoal e profissional tb…   HELP !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s